Por pouco, o sábado passaria sem eu registrar que o dia de hoje marca os 40 anos do AI-5, responsável por afundar de vez o Brasil na ditadura militar. Numa sexta-feira 13, o presidente Costa e Silva aprovava o decreto no Palácio das Laranjeiras, no Rio.
Mesmo sem vivenciar aquele período, ainda bem, sempre busco compreender e desfrutar a democracia (ainda bem de novo). Dá para saber, pelo menos um pouco, o que é a censura, as restrições absurdas.
Este e muitos outros blogs poderiam nem mesmo existir sem a garantia de liberdade de expressão e opinião, sem a possibilidade de discussão. Sobre o quê? Sei lá, qualquer assunto, seja a respeito da política ou mesmo das camisas que o Faustão veste aos domingos.
O tema ditadura é muito extenso e bastante abordado (ou pelo menos deveria ser) nas escolas e universidades. Assim, prefiro evitar me prolongar, até para não chover no molhado.
O registro, porém, é sempre válido para jamais sequer pensarmos na possibilidade de um novo estado de exceção.
Por fim, para comemorar a liberdade de expressão e a democracia, linda democracia, vou xingar o símbolo maior da República, o presidente, como forma de testar se a censura acabou mesmo:
- Burro!
Me sinto melhor.
Comemore também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário